sexta-feira, 5 de setembro de 2008

HIstórico da Escola

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TERCEIRO.
Histórico

A escola de ensino fundamental e médio Dom Terceiro foi fundado ao 20 dias do mês de maio de 1963, recebendo o nome de ginásio Dom Terceiro, em homenagem e reconhecimento ao grande batalhador Dom José Terceiro, que na época não médio esforços, deslocando-se para os pontos mais longínquos deste município, angariando recursos para iniciar a tão sonhada obra.O então Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa associou-se a campanha, dando doando o terreno, pois a construção da referida escola já fazia parte dos seus projetos administrativos. Tornava-se realidade o ambicioso sonho. A escola estava com suas portas abertas , formado por apenas duas salas, uma como funcionava como secretaria, diretoria e a outra a 1ª série ginasial com 52 alunos, tendo como diretora a professora Maria Zeuta de Queiroz Marinho, Secretario Adolfo Kilian Kelsselring, Vigia José de Sousa Pinho (o Pinto) e a Auxiliar de serviços gerais Maria Ramos de Freitas. (Dona Lídia).

No ano de 1963 o ginásio deixa de funcionar, mas graças ao interesse do representante do município da época Dr.José Vieira Filho, dar-se-á abertura dessa escola, pela lei municipal 73 de 09 de outubro de 1965, e assim a mesma passou a funcionar como estabelecimento de Ensino Municipal. Em 1966 o referido prefeito, amplia o colégio construindo mais salas de aula e aumentando o corpo docente. Pela lei 8.601 de 24 de novembro de 1966 o Ginásio dom Terceiro foi encampado pelo o estado. Em1968 visando melhorar a situação do Ensino Município fundou a escola normal (2° Grau), a qual recebe o nome de Colégio Dom Terceiro, através do decreto 17.466/85, passa a denominar-se escola de 1° e 2° Graus Dom Terceiro.

Este estabelecimento passou por vários administradores como Maria Cleomar Sampaio, Dr.José Correia Paiva, Dr.Francisco Vieira Carneiro, Revmo. Pe Paulo de Almeida Medeiros,Revmo.pastor Ezequiel Fragoso Vieira, Luiza Rocha Alves, Maria José Vieira, Maria Ireuda Alves de Andrade,Isabel Ferreira Lima, através do projeto de eleição para as escolas publicas em 1995 a direção desta escola ficou composta da seguinte forma: Maria Ireuda Alves de Andrade(diretora geral), Rita Vieira Oliveira Sampaio (diretora adjunta), e Lindalva Vieira de Sousa (diretora adjunta) funcionando nos três turnos com 16 salas de aula, 1804 alunos, 35 professores e 50 funcionários.com as modalidades: Ensino Fundamental 1ª a 8ª série (convencional e TVC), Ensino Médio 2° Grau (Magistério, Técnico em Contabilidade e sem Habilitação).

A escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Terceiro continua crescendo com a consciência de que educou grande parte do nosso povo, acompanhando geração a geração.hoje com uma proposta educacional que procura melhorar a qualidade do processo de aprendizagem, incidindo esse escorço na formação do professor, na organização curricular e nas condições de trabalho, de modo a preparar crianças, jovens e adolescentes para o exercício da cidadania plena.

“A Escola será, em todos os seus graus, um templo de luz divina” (Demétro).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial